Rotortest
Autores da Publicação: Jonas Valani Stein e Thales Freitas Peixoto
Rotortest
Autores da Publicação: Jonas Valani Stein e Thales Freitas Peixoto
O Rotortest é uma ferramenta para estudos computacionais do comportamento dinâmico de rotores, sendo possível também avaliar diferentes componentes do rotor. Partindo de dados dos componentes e seus parâmetros operacionais, é gerado um modelo no programa por onde é possível simular o comportamento dos rotores e a influência desses componentes na dinâmica do sistema rotativo.
Mancais
São componentes de máquinas rotativas que suportam os eixos do rotor de forma a permitir o movimento de giro sem que haja perdas excessivas devido ao contato entre o eixo e a estrutura.
Mancais hidrodinâmicos
Muito comuns principalmente em turbomáquinas por permitirem trabalhos a altas velocidades e com cargas elevadas. Garante uma longa vida operacional do equipamento em condições normais, uma vez que o atrito entre o rotor e mancal é reduzido a quase zero (Rio). Uma película de óleo lubrificante impede o contato entre o eixo e as paredes do mancal, além de garantir a sustentação do eixo por meio de forças hidrodinâmicas.
Figura 1: Mancal Hidrodinâmico (CWS, 2023).
Figura 2: Mancal hidrodinâmico modelado pelo Rotortest.
Mancais de Rolamento
Aplicados em uma ampla gama de máquinas rotativas, de pequeno, médio e até grande porte. Trata-se de uma estrutura fixa para o suporte de rolamentos, que são os responsáveis pela interação com o eixo do rotor, possibilitando o giro (Paulo, 2023).
Figura 3: Mancais de rolamento (Niza, 2021).
Figura 4: Mancal de rolamentos modelado pelo Rotortest.
Selos mecânicos
São componentes essenciais para um funcionamento eficiente de uma ampla gama de máquinas rotativas. Devido a essa relevância, existem diversos modelos de selos, adequados para cada operação. Junto dessa variedade, existem também diversos parâmetros que regem seu funcionamento, demandando muitos estudos teóricos, computacionais e experimentais.
Figura 5: Selos de Bombas Hidráulicas (ULTRASELA Selos Mecânicos, 2023).
Figura 6: Selo Labirinto (Fieza Soluções Industriais, 2023).
Figura 7: Exemplo de Geometria Simétrica para Representação de Selos Escalonados no Rotortest.
Sistemas rotativos podem ser modelados e analisados pelo Rotortest
Bombas Hidráulicas
Máquinas de fluxo que realizam o deslocamento de fluidos, amplamente usadas na indústria. Possuem um eixo que gira a altas velocidades gerando um gradiente de pressão responsável pelo deslocamento do fluido. Esse eixo é suportado por mancais, e para evitar vazamentos, também faz uso de selos mecânicos.
Figura 8: Bomba hidráulica em corte (Mecânica Industrial, 2023).
Redutores
São componentes mecânicos cujo objetivo é converter velocidade de giro em torque. Os eixos de transmissão devem estar apoiados em mancais para poderem operar. As engrenagens operam submersas em óleo lubrificante, portanto, muitos modelos precisam de selos mecânicos para evitar vazamentos e entrada de impurezas.
Figura 9: Mancal de rolamento em caixa de redução (Monferrato, 2023).
Compressores
Compressores são máquinas cuja função é elevar a pressão de um fluido gasoso. Possuem diversas aplicações, como o fornecimento de ar comprimido para o acionamento de válvulas ou compressão de gases de ciclos de refrigeração. Existem diversos modelos e meios para realizar a compressão, mas em sua maioria são utilizados rotores e seus componentes.
Turbinas
Turbinas operam a temperaturas e velocidades elevadas. Os mancais, que suportam o eixo do rotor, devem operar de forma a minimizar ao máximo possível a perda de eficiência da turbina devido ao atrito. Turbinas com múltiplos estágios de compressão, além dos selos convencionais, contam com selos entre os estágios que reduzem a perda de pressão.
Figura 10: Turbina automotiva (Turbos, 2019)
Estudo de Caso: Resposta ao Desbalanceamento de uma Turbina Multi-Estágios
Uma turbina multi-estágios de aproximadamente 2.5 m de comprimento e 1840 kg é mostrada na figura abaixo. O modelo por elementos finitos do eixo principal da turbina é composto por 26 elementos de viga e 4 elementos de disco rígido, representando a inércia equivalente das pás da turbina.
Figura 11: Modelo por elementos finitos da turbina.
A turbina é suportada por mancais segmentadas de sapatas oscilantes e contém selos de fluxo para impedir vazamento do fluido de trabalho em cada estágio da turbina. A figura abaixo apresenta os modelos de cada componente do sistema rotativo.
(a) mancal segmentado
(b) selo cilíndrico (estágio 1)
(c) selo cônio (estágio 2)
(d) selos escalonados (estágio 3)
(e) selos escalonados (estágio 4)
Figura 12: Componentes da turbina
O procedimento de análise permite estimar a carga nos mancais, necessário para determinar seus coeficientes equivalentes, para analisar a estabilidade do sistema rotativo.
Figura 13: Carregamento estático dos mancais.
O diagrama de Campbell mostrado abaixo ilustra a variação das frequências naturais amortecidas da turbina analisada em função da velocidade de rotação. A análise também permite estimar os modos de vibrar do sistema.
Figura 14: Diagrama de Campbell (frequência natural amortecida dos 4 primeiros modos do rotor).
(a) Modo 1, retrógrado (181.3 Hz)
(b) Modo 2, direto (181.3)
(c) Modo 3, retrógrado (273 Hz)
(d) Modo 4, direto (273 Hz)
Figura 15: Modos de vibrar a 10.000 rpm
É possível também investigar a resposta ao desbalanceamento do sistema. O gráfico abaixo mostra a amplitude de oscilação na direção vertical de alguns nós selecionados do rotor. Verifica-se que a amplitude de oscilação é máxima na velocidade de rotação de 9600 rpm – é desejável operar a turbina numa velocidade de rotação diferente dessa velocidade crítica.
Figura 16: Resposta ao desbalanceamento: amplitude do deslocamento vertical em função da rotação.
Estudo de caso: análise de estabilidade aerodinâmica de um compressor
Um compressor de 2.3 m de comprimento e 1400 kg é mostrada na figura abaixo. O modelo por elementos finitos do eixo é composto por 23 elementos de viga. A imagem mostra ainda os dois mancais hidrodinâmicos (em azul) que suportam o compressor e a localização dos selos de fluxo (em verde).
Figura 17: Modelo por elementos finitos do compressor.
A análise de estabilidade aerodinâmica investiga a resposta dinâmica do sistema, devido ao fluxo centrífugo do fluido de trabalho nos estágios do compressor (onde os selos de fluxo foram considerados). A análise de estabilidade também investiga as respostas para as condições nominais (nom) de folga do mancal e para os limites permitidos das tolerâncias, considerando a folga máxima (max) e mínima (min). A figura abaixo mostra o decremento logarítmico do primeiro modo do rotor, em função da rigidez (aerodinâmica). As três curvas mostram o decremento logarítmico na condição de folga nominal dos mancais, bem como nas condições de folga mínima e máxima.
Figura 18: Decremento logarítmico do primeiro modo, em função da rigidez cruzada (aerodinâmica).
O sistema pode ser considerado estável (ou não) de acordo com a norma da API, avaliando o decremento logarítmico. A janela de saída informa de maneira simples o resultado da análise de estabilidade, mostrado abaixo.
Figura 19: Janela de saída - critério de estabilidade nível 1.
Referências
CWS, A. (2023). Fabricação de Mancais Din. Fonte: White Metal:
https://www.whitemetalmancais.com.br/fabricacao-de-mancais-din/
Industria, F. (2023). PLS e SPLS Selo Labirinto. Fonte: Fieza Soluções Industriais: https://fieza.ind.br/product/pls-e-spls-selo-labirinto-solido-ou-partido/
Industrial, M. (2023). Tipos de bombas hidráulicas. Fonte: Mecânica Industrial : https://www.mecanicaindustrial.com.br/135-tipos-de-bombas-hidraulicas/
Monferrato. (2023). O que são mancais e os seus tipos? Fonte: Monferrato : https://monferrato.com.br/o-que-sao- mancais-e-os-seus- tipos/
Niza, E. M. (31 de 08 de 2021). 6 Dicas de como escolher o mancal correto para o seu rolamento. Fonte: ABECOM: abecom.com.br/como-escolher-mancal-para-rolamento/
Paulo, E. P. (2023). PMR3320 – Introdução aos Elementos de Máquinas - Aula 6. Em P. Ronaldo. São Paulo - SP.
Rio, P. (s.d.). Os Mancais Hidrodinâmicos. Em Dinâmica de Máquinas Rotativas em Mancais Hidrodinâmicos. Rio de Janeiro - RJ.
SELOS, U. (2023). Selos Mecânicos. Fonte: ULTRASEAL Selos Mecânicos: https://www.ultraseal.com.br/produtos/selos-mecanicos/
Turbos, B. (2019). Conheça os diferenciais dos turbos da Linha Diesel Pesada. Fonte: Biagio Turbos Diesel: https://www.biagioturbos.com/br/linha_diesel_pesada.asp